Manzano Home Site

Geral - Emuladores


Emuladores são programas desenvolvidos que possuem a capacidade de simularem o funcionamento e o comportamento de outras máquinas (computadores, calculadoras e consoles de vídeo games) em um determinado computador. Com este tipo de programa torna-se possível executar um determinado software específico em uma máquina originariamente não compatível.

Por exemplo, em um microcomputador padrão IBM é possível executar softwares desenvolvidos para outros microcomputadores, como: Amiga, Apple, Commodore, MSX, Spectrum, TRS-80 entre outros. Assim como é possível executar jogos desenvolvidos para consoles de games, como: Nintendo, Sega, Atari entre outros, ou mesmo simular a execução de calculadoras.

Boa parte dos emuladores são desenvolvidos sem que seus autores recebam alguma quantia para isso. Normalmente são distribuídos em regime de freeware e outros em regime de shareware. Porém existem emuladores desenvolvidos comercialmente. O problema maior concentra-se na aquisição dos programas a serem utilizados pelos emuladores, muitos são protegidos por copyright.

Para que um programa rode em um emulador este é distribuído em um arquivo de imagem em formato específico para o emulador compatível, denominado como arquivo ROM (Read Only Memory). Na prática, estes arquivos são cópias das imagens dos discos originais ou dos cartuchos originais (no caso dos games de consoles comerciais). Desta forma, boa parte do que está disponível pela Internet torna-se material pirata, pois é convertido em arquivo de formato ROM sem a autorização e consentimento de seu real proprietário.

Para que alguém possa ter a posse de um determinado software em formato de ROM, normalmente é necessário possuir também o equipamento físico. A mesma exigência não ocorre com relação a aquisição do emulador. Por exemplo, ao fazer o download de um emulador de um microcomputador Apple II, o seu usuário não necessitará possuir o microcomputador Apple, mas ao fazer o download de algum programa para o emulador, torna-se necessário possuir o microcomputador específico. Caso não tenha (o que ocorre na maioria dos casos), recomenda-se normalmente apagar o programa (imagem no formato ROM) no máximo 24 horas após seu download.

Outro ponto importante a ser considerado, é o fato de não poder estar no mesmo site um determinado emulador e suas respectivas imagens em formato ROM. Por questões de respeito ao direito autoral de terceiros, o Manzano Home Site não possui em sua base instalados para download emuladores e tão pouco as imagens de arquivos em formato ROM. O que estará sendo colocado a disposição do visitante são os links classificados para as páginas de emuladores preferencialmente os emuladores relacionados a simulação de outros microcomputadores.

Muita gente pode pensar que abordar o tema relacionado a direitos autorais de livros e softwares é ser piegas. Mas tenha em mente que o desenvolvimento intelectual tem tanto valor quanto o trabalho braçal. Ambas as formas de trabalho necessitam ser remuneradas. Imagine-se trabalhando um mês inteiro e não receber um centavo por seu trabalho. Esta é uma situação que ninguém gosta. Imagine-se ainda desenvolvendo um projeto para a empresa em que trabalha, e de repente seu melhor amigo passa a sua frente dizendo que o projeto é dele. Como é que fica, quem foi lesado?

Computador: Amiga


Computador: Apple II / II+ / IIc / IIe / III


Computador: ZX Spectrum


Computador: MSX


Computador: TRS-80 I / II / III / 4