Manzano Home Site

Programação - Ferramentas


Para se desenvolver a programação de computadores é necessário ao profissional de desenvolvimento possuir um conjunto de ferramentas que auxiliem esta tarefa. Existem diversas ferramentas de trabalho, tais como: diagrama de bloco, peseudo-linguagem ( português estruturado), tradutor, interpretador, compilador e pseudo-compilador.

Diagrama de Bloco

Na prática o trabalho de desenvolvimento de um programa computacional é uma atividade de engenharia de software e como tal deve seguir os mesmos critérios utilizados nas demais áreas de engenharia. Um engenheiro, de verdade, sempre desenvolve e utiliza plantas de seus projetos. Assim sendo, para se desenvolver um software é necessário e de bom costume desenvolver uma esquema gráfico (uma planta) que represente a linha de raciocínio utilizada pelo profissional de desenvolvimento para resolver um determinado problema computacional.

Existem duas formas para se representar graficamente a linha de raciocínio lógico utilizada em um programa de computador. Pode-se fazer uso do modelo diagrama de quadro ou do modelo diagrama de bloco. Apesar do diagrama de quadro (também conhecido como diagrama de Chapin) ser muito apreciado ele não é reconhecido como método válido internacionalmente, e devido a isto deve ser evitado. Em relaç~qao ao diagrama de bloco o mesmo não ocorre, pois ele é reconhecido internacionamente sob a norma ISO 5807:1985(E).

Tradutor

Um tradutor é uma ferramenta de programação que possibilita traduzir um programa de uma determinada linguagem para uma outra linguagem. Por exemplo, a ferramenta p2c é um tradutor que traduz para a linguagem C um programa escrito na linguagem Pascal.

Interpretador

Um interpretador é uma ferramenta que executa em memória RAM um programa escrito em uma determinada linguagem de programação. O interpretador não gera um código executável, ele simplesmente pega o programa fonte e o executa na memória. Um exemplo bem conhecido de interpretador era o programa BASICA e GW-BASIC para a linguagem BASIC.

Compilador

Um compilador é uma ferramenta que pega um programa fonte e faz sua conversão em linguagem de máquina na forma de um executável. Qaundo o programa executável é descompilado este é apresentado em código assembly. Exemplos de compiladores são: Free Pascal, Turbo Pascal, Turbo C, Visual C, entre outros.

Pseudo-compilador

Um peseudo-compilador é uma ferramenta que transforma um programa fonte em um código pré-cimpilado, noemalmente chamado de bytecode. O programa convertido por um pseudo-compilador (mesmo na forma de uma executável) quando descompilado é apresentado em seu código original. Exemplos de peseudo-compiladores são: Clipper, Visual Basic e Java.